Tridentes

Quando falamos no tridente alguns pensam ser uma forma do mal, mas isso não é verdade. Desde os primórdios da natureza, Deuses e Tridentes já se misturavam, vide Poseidon o Deus dos Mares. O Tridente é o Simbolo do Poder e assim, é com Exu. O Significado do Tridente de Exu na Umbanda é explicado no seguinte texto:

"O tridente é uma simbologia magística do ternário em conjunção com a mãe terra, ou seja representa as três pontas voltadas para cima, buscando alcançar o limiar das alturas e com isso, a evolução espiritual que se faz necessário a todos os seres, quer sejam encarnados, quanto desencarnados, e sendo que a sua base vai a terra, é indicativo que essas entidades (Exus e Pombagiras) estão atreladas à vida mundana da terra e com ela buscam a sabedoria e o equilíbrio necessário para que assim possam crescer materialmente.O tridente em si mesmo, possui os quatro elementos primordiais: o ar água e fogo devido as suas três pontas voltadas para cima, e ao elemento terra (que é associado simbolicamente pelo numero 4) devido a haste central que tem como base a terra, formando em si mesmo uma ferramenta magisticamente perfeita".

Isso prova mais uma vez que, Exu é o Rei da Encruzilhada e dos elementos, o senhor que domina todos elementos.

Diz-se que o Tridente em curva (Vermelho) é de Pomba-Gira e o Reto (Preto) é o de Exu, mas na verdade os Tridentes Curvos são de entidades do Fogo e do Ar e os Retos de Exus da Água e da Terra.

 

tridentes